Expectativa x Realidade na Expatriação.

A vida do expatriado pode ser interessante, mas não o tempo todo e você vai ter que enfrentar momentos de rotina, trabalho e tédio. A expectativa as vezes encara a realidade.

Rodrigo E. Alves

2 min read

A Vida Real de um Expatriado: Expectativa vs. Realidade

Conhecem aqueles memes da internet famosos onde mostram a expectativa e a realidade frente a uma determinada situação. Pois bem morar no exterior parece o cenário perfeito, não é? Um trabalho internacional dos sonhos, em uma cidade formidável, uma cultura nova e aquele glamour de quem vive fora do país. Mas a verdade é que, como em qualquer experiência, a realidade muitas vezes se distancia da expectativa e você tem que estar preparado para isso.

Expectativa 1: Chegada ao novo país com uma sensação de liberdade.

Você imagina que vai sair do aeroporto, sentir o vento fresco e pensar: "Agora sim, estou no controle da minha vida!" Vai ser um sonho em que você vai conquistar o mundo.

Realidade: O choque cultural é real. A primeira coisa que você sente ao sair do aeroporto é a dificuldade em se comunicar. Mesmo que você tenha aprendido o idioma, os sotaques, gírias e expressões locais podem te deixar perdido.

Expectativa 2: Estilo de vida perfeito, com muito tempo livre.

Quem nunca sonhou em ter finais de semana livres para explorar novas cidades, viajar e aproveitar os cafés charmosos, certo?

Realidade: Você vai perceber que, ao invés de ser turista, você está mais para "trabalhador imerso na rotina". Isso sem contar a adaptação as novas demandas do trabalho e os afazeres normais de uma vida cotidiana.

Expectativa 3: Vida social vibrante, conhecendo pessoas de diferentes culturas.

A ideia é conhecer gente nova o tempo todo, fazer amigos internacionais e curtir festas multiculturais.

Realidade: Embora existam muitas oportunidades de fazer amigos, você vai sentir falta do seu círculo de confiança e até perceber que, às vezes, é difícil conectar-se profundamente com pessoas que ainda não falam seu idioma perfeitamente ou compartilham da mesma visão de mundo. Algumas culturas são abertas a novas experiências, outras já são mais fechadas e dificilmente dispostas a aumentar seu raio de amizades.

Expectativa 4: Adaptação ao novo trabalho com facilidade

Você imagina que vai ser muito bem recebido no novo emprego, todo mundo vai amar sua experiência internacional e você vai brilhar logo de cara.

Realidade: Adaptar-se a uma nova cultura corporativa pode ser um processo desafiador mesmo em nosso país de origem, imagine em um novo ambiente. Os métodos de trabalho são diferentes, o ritmo é outro e, sim, você vai cometer alguns erros. Sem contar que o "simpático" colega de trabalho pode ser mais fechado do que você imaginava.

Conclusão

Morar fora é, sem dúvida, uma experiência enriquecedora, mas como toda grande jornada, é cheia de altos e baixos. O importante é estar preparado para lidar com as dificuldades e tirar o melhor de cada momento. A adaptação pode ser desafiadora, mas ao final, você vai se surpreender com a sua capacidade de superação.

#expatriados #vidanoExterior #realidadesdaexpatriacao #morarfora #trabalhoInternacional